terça-feira, 26 de maio de 2009

Brincando com Matemática

Como o lúdico pode ser utilizado na aula de matemática. É relatado em uma musica de um grupo de pagode muito conhecido que diz: “brincadeira de criança Como é bom! Como é bom!
As crianças têm o direito de brincar, assegurado pelo estatuto da criança e do adolescente (ECA). Desta maneira, devemos dar estímulos ou criar estratégias para as crianças aprenderem brincando.
Siegfried Kothe diz que pensar é divertido. O espírito de inquirição e a vontade natural de compreensão das crianças devem ser conservados para a formação matemática. É necessário dar um estimulo adicional às faculdades de pensamento e expressão verbal que se desenvolvem no contato natural com o meio ambiente, (Segfried Kothe, 1977, p.1)
Os alunos precisam se interessar pelos conteúdos escolares e a melhor maneira de prender a atenção deles é usando jogos e brincadeiras pedagógicas. Jogos e brincadeiras podem desenvolver muitas habilidades nos alunos em todas as disciplinas, principalmente a matemática. Atualmente vivemos em um mundo moderno e tecnológico e o ensino de matemática não pode ser o mesmo de antigamente.
Muitos adultos têm problemas com a matemática por causa de um ensino deficiente que antes se limitava a decorar regras e cálculos. A matemática só torna-se significante para o aluno quando ele tem a oportunidade de conhecê-la de maneira abstrata, lúdica.
Quanto mais se estimular o raciocínio dos alunos mais eles irão se desenvolver.
E que maneira melhor de estimular o aprendizado do aluno do que brincando?

Antonio Pistilli

Nenhum comentário:

Postar um comentário